quinta-feira, 26 de julho de 2018

{RESENHA} Livro 1- Duologia Doce Amargo da Evelyn Santana- Editora Coerência


Dados:
Nota: 5
Livro: Doce Amargo- Livro 1
Série: Duologia Doce Amargo
Autora: Evelyn Santana
Páginas: 441
Editora: Coerência



Sinopse:

“Quantas vezes um coração pode ser machucado antes de deixar de amar ?”

Melinda é uma garota que não conhece suas origens, tendo sido abandonada com poucos dias de vida em um orfanato, onde se apaixonou por uma ilusão, um rosto em uma foto de jornal: Robert Blackwell, um promissor empresário que fez uma generosa doação para o orfanato onde ela morava.

Anos mais tarde, Linda consegue se erguer, estudar e garantir um bom emprego na empresa de Robert.

Um acidente faz com que se encontrem.
A ganância dele os aproxima.

E o amor sela tudo.




  O livro Doce Amargo escrito pela autora Evelyn Santana e publicado pela Editora Coerência no ano de 2016, é o primeiro da duologia que narra a vida de Melinda Calle, uma menina órfã que se apaixonou por alguém impossível, Robert Blackwell, o milionário dono da empresa R Blackwell Corporation. Com o objetivo de continuar as ações solidárias de sua falecida mãe, faz uma doação para o orfanato onde Melinda mora, fazendo-a se apaixonar por ele, mesmo que ele não soubesse de sua existência.

   Linda cresceu e saiu do orfanato, em busca de seus sonhos, se formando e conquistando a tão sonhada vaga na empresa de Robert, mas uma coincidência do destino faz com que os caminhos desses dois extremos se cruzem quando ocorre um acidente entre os dois. Encantado pela garota que tinha acabado de atropelar, Robert vê em Linda uma maneira mais rápida de alcançar o seu objetivo. A vida de Robert não foi marcada apenas pela felicidade, uma família unida, totalmente perfeita, mas começou a desmoronar quando a família descobre da traição de seu pai.

   Mais tarde é chamado pelo advogado de seu pai para a leitura de seu testamento e descobre as condições para que herde toda a sua fortuna, vendo na inocente Melinda uma forma de cumprir as exigências do testamento e não deixar nada para quem destruiu sua família, fazendo seu mundo ruir.

   Esse encontro inesperado abala novamente as estruturas de Linda e aquela paixão avassaladora do passado, volta com força total quando ele demonstra reciprocidade, deixando-a totalmente perdida. Mal ela sabe que todo este encanto da parte dele, é uma grande farsa, pois ele pretende deixá-la assim que seus planos tivessem fim. Conforme o relacionamento dos dois se desenvolve, são criadas muitas dúvidas nos leitores, apesar de que desde o começo do livro saibamos as intenções de Robert, me perguntava sempre se “Será que o Robert vai continuar até o fim? Será que quando ele conhecer a Linda algo não vai mudar ?”.

   Ao longo da leitura, percebi que a escrita detalhista da autora favorece muito o entendimento da história, porque o livro é marcado pelo intenso conflito de sentimentos do lado dos dois protagonistas e é importante que nós leitores conheçamos a personalidade deles mais a fundo, entendo uma parte das escolhas que fazem ao longo do enredo. Também conhecemos a relação “próxima” que Melinda mantém com Christine, sua amiga de trabalho, uma mulher linda e inteligente.

    Ao conhecer mais sobre a vida de Robert, posso entender o que o tornou tão rude e arrogante, a preferência de seu pai pelo irmão gêmeo Mattew, uma perda significativa ainda na infância, a falta de sua mãe e de uma figura paterna presente. Além disso ele nunca gostou de seguir regras, tornando sua relação com Frederick, seu pai, ainda mais difícil. Em muitas situações, tudo o que ele fala parece muito real, tornando as cenas do livro ainda mais vívidas, mas logo após descobrimos que é apenas mais uma mentira. O Robert é um personagem extremamente manipulador, fazendo-nos crer que ele é perfeito, apaixonado, romântico, mas depois revela seu verdadeiro eu, alguém arrogante, egoísta e principalmente, quebrado.

    A Melinda é uma personagem inocente, marcada por um passado de sofrimento, a falta de uma família, deixando uma impressão dela ser um pouco boba e carente, devido à ausência de cuidados durante toda sua vida, mas isso é explicado pelo fato da vida não ter sido fácil para ela, sempre foi ela contra o mundo.

    A escrita da Evelyn faz com que você se sinta dentro da história, vivendo todas as emoções e surpreendendo-se com as escolhas inesperadas dos personagens, quando menos esperava estava sofrendo junto com os personagens e me emocionando com a história. No início demorei a finalizar a história devido ao tamanho, mas quando os personagens me conquistaram, não conseguia mais parar de ler até que chegasse ao fim deste romance incrível.

   Não consigo definir o que senti quando finalizei a leitura, não posso mentir que o final já era esperado por mim, mas pensava que seria o contrário. O desfecho da história me surpreendeu da forma como foi desenvolvido, pude sentir a felicidade e a dor dos personagens, tornando tudo muito real e deixando uma ótima premissa para o segundo e último livro da duologia.


Quote:

“Ela era doce e uma romântica incurável,
e eu era amargo e sem nenhum tato para amar pessoas,
pois quando ousei amá-las as coisas nunca acabaram bem.”

   A capa do livro remete a várias situações da história, se encaixando perfeitamente no enredo. O fundo claro da capa apresenta um degradê de tons de rosa, simbolizando uma paz, um sentimento inocente, uma figura feminina, como Melinda, a protagonista, marcada por sua pureza, fragilidade, uma mulher que apesar de ter sofrido em boa parte de sua vida não deixa de sorrir. Também podemos destacar a presença de uma flor, que se mostra imponente, adicionando um toque de romantismo à capa, mas caso seja observada com atenção podemos ver um detalhe em seu interior com uma cor escura, representando que a flor está apodrecendo, o que lembra o personagem Robert, que possui um interior corrompido pela ganância, raiva e pelo desejo de vingança.

  O interior da flor adianta o que possivelmente irá destruir a relação deles, que passará de um sentimento inocente a algo movido apenas a interesses. O local onde a flor está posicionada está coberto por pedrinhas brilhantes, semelhantes a diamantes, o que pode significar o poder, a riqueza do personagem, além da ganância que possui. As alianças simbolizam a união, o casamento, algo que devia ocorrer apenas entre pessoas que se amam, mas que se tornou apenas uma ferramenta de controle nas mãos de Robert.


   Para os amantes de leituras com algumas cenas mais quentes dos personagens, irão gostar ainda mais da leitura, eu tive que pular essas partes devido à minha idade, mas todos os leitores que leram aprovaram. No início Robert e Melinda podem parecer um casal clichê, mas nada neste livro segue um padrão, somos surpreendidos a todo o momento por acontecimentos inesperados, comportamentos imprevisíveis dos personagens, assim como um desfecho emocionante.

A diagramação exerce um papel fundamental na caracterização dos personagens, onde um lírio branco se destaca, simbolizando a pureza, a inocência e a virgindade, assim como a protagonista Linda.

   Entre alegrias e tristezas, clichês e imprevistos, doce e amargo, finalizei a leitura com água nos olhos e o coração na mão.


   A continuação deste romance emocionante foi lançada em 2017 pela Editora Essência Literária, e talvez tenhamos uma nova tiragem de livros físicos, mas enquanto eles não chegam, aproveitamos o precinho do ebook/livro digital na Amazon!

Encontre o livro em:

Amazon: Livro 1

Amazon: Livro 2

Conheça mais sobre a autora nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Adicione o livro no Skoob
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário