quarta-feira, 4 de julho de 2018

{RESENHA} Livro Ajuste de Contas do autor Wallery Giscar da Editora Giostri

Dados: 

Nota: 4,5
Livro: Ajuste de Contas
Série: Livro único
Autor: Wallery Giscar Desten
Páginas: 78
Editora: Giostri




Sinopse-

Justino é um experiente pistoleiro contratado para um “serviço” em Parnaíba – PI. 

  Já nos preparativos para a execução do contrato de morte, o matador desconfia de que é vítima de uma suposta emboscada que se reverte na elucidação de uma injustiça do passado e no feliz acaso da descoberta da filha, de existência jamais imaginada.

 Descobrindo-a, vai ao encontro da grande paixão de sua vida, Lindalva, a quem no passado abandonara para seguir a vida da “pistolagem”.

  Uma história de vingança, amor, surpresas e traições, penetrando nos meandros da vida dessa figura tão sombria e emblemática do nosso imaginário e que desperta ao mesmo tempo curiosidade e mistério: o pistoleiro.








  Bom dia leitores! Hoje teremos uma resenha fresquinha deste livro incrível, Ajuste de Contas, que traz uma premissa original e única. O escritor Wallery é parceiro do Blog e forneceu este livro para a leitura. Em breve conhecerão mais do autor em uma entrevista.

  O livro Ajuste de Contas, do autor Wallery Giscar, publicado em 2017 pela Editora Giostri, possui uma premissa espetacular e original, apesar de ser uma novela policial, ou seja, um livro curto, ele consegue abordar todo o enredo em um espaço pequeno, sem deixar pontas soltas.

 A história fala sobre Justino, um homem que teve que tornar-se um pistoleiro por necessidade, não por opção. É necessário ter uma mente aberta para ler este livro, porque além de contar a vida de um assassino de aluguel, é abordado o tema também da prostituição infantil, apesar de ser rápida e rasa, o autor consegue transmitir todos os sentimentos necessários para ver o que aquela menina precisou fazer para salvar sua mãe, e nos faz pensar que existem realmente diversas crianças nessa situação.

  Justino é contatado por Gusmão, para executar um “serviço” em Parnaíba, litoral do PI, mas logo desconfia quando lhe apresentam o preço, pois apesar de seus valores serem altos, este era um valor considerável, além do cliente aceitar suas imposições sem hesitar.

  Após todas as informações sobre a vítima serem passadas, o homem que forneceu as informações diz que seu cliente prefere ficar com a identidade desconhecida, aumentando a desconfiança do pistoleiro para uma possível armadilha. Para confirmar suas suspeitas ele viaja antes do prazo acordado para a cidade, decidido a descobrir se a vítima existe mesmo, mas ele mal imagina quais são os planos do destino para ele.

  Quote:

“Os lábios mostravam marcas como se produzidas
por uma força que os obrigassem a nunca sorrirem”

  Ao longo da história conhecemos mais sobre o cliente, chamado Ítalo, que guarda muitas mágoas do passado e pretende resolvê-las de uma vez por todas. Na pousada em que o pistoleiro se hospeda, conhece uma menina que possui a mãe doente e ele passa sentir um carinho especial por ela, fazendo- o relembrar o passado e a figura de Lindalva, alguém quem o fez sacrificar toda a sua vida para salvá-la.

  Quando descobrimos mais sobre a vida dele, vemos que não é uma pessoa ruim, de má índole, apenas um homem inocente que foi injustiçado por uma vida cheia de barreiras. Ao reencontrar Calixta, em busca de respostas para resolver uma injustiça do passado, é possível perceber o quanto ele sofreu, tornando-o alguém duro e rude, mas infelizmente a vida não lhe deu outra alternativa.

  Na cena da conversa com Calixta, onde ela fala sobre suas perdas, tenho certeza que até a pessoa com o pior coração irá se sensibilizar com todo o sofrimento pelo qual ela passou. Senti como se tivesse vivido a situação, apesar das sensações não serem boas, gostei de estar tão envolvida pela escrita do autor e pelo momento.

  O autor não se prende a detalhes, tornando a leitura rápida e fluida, mas mesmo assim consegue passar sua mensagem em toda a história, Várias vezes me pegava torcendo por Justino, para que ele tivesse um final feliz, mas logo após me repreendia, questionando meus pré-conceitos e preconceitos com uma única pergunta: “Por que um assassino não mereceria ser feliz?”

  A capa é totalmente compatível com o assunto abordado no livro, se encaixando perfeitamente no tema, a capa é simples e leitores que buscam apenas livros pela capa não criariam altas expectativas sobre ele, mas leitores devem olhar o significado dos elementos da capa, como o fundo que possui uma cor semelhante a do sangue, representando a morte e denunciando situações de perigo, encaixando-se iminente, encaixando-se com os buracos de bala, de onde parece estar escorrendo um líquido parecido com sangue.

  A fonte branca contrasta com o plano de fundo e possui respingos de sangue, o que pode demonstrar que o sangue de inocentes, representados pela cor branca, também foi derramado. O título já adianta que o tema irá abordar algo como vingança e situações passadas não resolvidas.

  O único ponto que me deixo dúvidas foi o desfecho da história, entendi o fato do autor ter deixado um final aberto e que qualquer um poderia ter feito aquilo, devido o passado do personagem. Felizmente, o final foi desenvolvido com excelência e maestria, por isso alcançou 4,5 estrelas na Escala Brunna de Garantia (hahaha). Com o término da história vemos que o autor consegue passar diversas mensagens como o perdão e principalmente que existem situações em que tudo pode mudar dependendo do ponto de vista que é narrado. Além disso, nunca faca justiça com as próprias mãos, tente ouvir a opinião de quem estava no momento, em vez de tirar conclusões precipitadas e sem embasamento.

   Foi isso gente! Espero que tenham gostado da resenha, ela ficou um pouco longa, mas sinto que consegui passar bem minha opinião e recomendo para todos a leitura. Quero ver a opinião de vocês sobre o livro, ou indicações de outras leituras! Corram logo para o site das lojas Americanas ou Saraiva para garantir seu exemplar! Não esqueçam também de adicionar ao Skoob, pois isso ajuda o autor e dá visibilidade à obra! Beijos e até a próxima.

Onde comprar? Clique em:

Saraiva

Livraria Cultura

Americanas

Submarino

Adicionar no: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário