Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Precisamos falar sobre... SUICÍDIO


Precisamos falar sobre: Suicídio...

  Às vezes parece que o mundo está contra você. Tudo aparenta dar errado. Todos parecem estar felizes ao seu redor e você é o único que se sente estranho com a situação. Fotos de momentos felizes, pessoas sempre sorrindo, frases que mostram que tudo está bem, porém a realidade se mostra o contrário. Sempre em conversas com amigos afirma que tudo está bem enquanto na verdade, nada está.




  A depressão quando não tratada, te consome de dentro para fora, infelizmente, em diversas situações chegam a níveis extremos como o SUICÍDIO. Esta palavra define a 2° maior causa de morte de jovens brasileiros, sendo tratada como o “mal do século XXI”.

  Diversas pessoas tratam a depressão como uma besteira, um mal estar passageiro, ou até mesmo preguiça, MAS NÃO É. A depressão é sim uma doença e deve ser tratada com remédios, além de necessitar de um tratamento contínuo para que não seja necessária mais uma morte que poderia ter sido evitada.

  Existem pessoas precisando de nossa ajuda em todos os lugares, inclusive no meio literário, e se você for uma delas, saiba que pode contar comigo. Além das constantes cobranças para que seu feed literário seja bonito e bem feito, postagens regulares, textos bem estruturados, divulgação de lançamentos a todo momento, as pessoas esquecem que todos tem uma VIDA por trás de seus ig’s e blogs. 

  É comum pessoas em nosso meio que gritam por ajuda nas linhas de suas postagens, mas não somos capazes de reconhecer por egoísmo, apenas por nos preocuparmos em ter a melhor foto, o melhor post e as melhores visualizações.

  Por isso, recomendo que todos paremos na frente do espelho e vamos repetir: “Eu estou realmente bem ? Será que não estou gastando tudo o que tenho mantendo uma imagem que não sou eu ?”, para que possamos repensar nossas ações diárias.

  E você que está precisando de ajuda, assuma que não está bem e precisa de ajuda ! Isso não é vergonha para ninguém, é um ato de nobreza reconhecer que tem algo de errado. Algumas vezes vai parecer impossível levantar da cama e fazer qualquer outra coisa, mas eu sei que consegue. Caso não consiga, tudo bem ! Tente várias outras vezes, que uma hora sai !

 Peça ajuda no 188, o CVV (Centro de Valorização à Vida) está disponível à qualquer momento para uma conversa e vão te ajudar a se reerguer, porque os fracassados não são os que erram, mas os que nem tem a coragem de tentar.

  Se você chegou até aqui, gostaria de agradecer por apoiar esta causa tão importante, caso seja possível compartilhe esse post para espalharmos a conscientização desse dia 10 de Setembro- Dia de Prevenção ao Suicídio, abrace a causa do #Setembroamareloliterario e poste uma foto nas redes sociais marcando o @lendocomabrunney com indicações de livros sobre o tema, uma foto sua com uma roupa amarela, não sei, usem a criatividade ! 

  Para quem deseja conhecer alguns livros que tratam do tema, aproveitem a lista abaixo e aprofunde-se um pouco mais. Porém, CUIDADO ! Caso você seja sensível com gatilhos emocionais, não recomendo a leitura, pois os fatos ocorridos nos livros podem assemelhar- se à realidade e intensificar os sentimentos suicidas.

Por Lugares Incríveis- Jenifer Niven
As Vantagens de Ser Invisível- Stephen Chbosky
Os 13 Porquês- Jay Asher
O Último Adeus- Cynthia Hand
Meu Coração e Outros Buracos Negros- Jasmine Warga
Feridos- Jhey Lee
Os Quase Completos- Felippe Barbosa
Eu Estive Aqui- Gayle Forman

Para quem prefere uma leitura voltada para a análise social:

O Suicídio – Émile Durkheim


Siga as redes sociais do Blog:



Nenhum comentário:

Postar um comentário